SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22ASTRONOMIA CULTURAL: ANÁLISE DE MATERIAIS E CAMINHOS PARA A DIVERSIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZAO EFEITO VOLTA. UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRODUÇÃO DE EFEITOS SENSÍVEIS E OS PROCESSOS DE TEORIZAÇÃO NA CIÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

DAHMOUCHE, MÔNICA SANTOS; PIRES, ANDREA MAIA GONÇALVES  e  CAZELLI, SIBELE. O MUSEU CIÊNCIA E VIDA INVESTIGA SEU PÚBLICO: PROFESSORES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e13514.  Epub 22-Maio-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210115.

Conhecer as expectativas e vivências dos professores que visitaram o Museu Ciência e Vida durante seus primeiros anos de atividades foi a principal motivação para a pesquisa desenvolvida, cujos achados são apresentados e discutidos neste artigo. Tendo Wagensberg e Melguizo como pano de fundo, contextualizado com auxílio da pesquisa de hábitos culturais dos moradores de Duque de Caxias, investigou-se a prática de visitação a museus do professor que esteve nesta instituição, considerando também os antecedentes da visita, a opinião do professor, bem como seu perfil demográfico e sociocultural. Problematizaram-se os desafios impostos por estas visitas a fim de otimizar a comunicação com esse segmento de público, tornando o Museu um espaço socialmente mais inclusivo. Os achados da pesquisa são motivadores e surpreendentes, visto que ficou evidente que os professores se sentem contemplados com as atividades educativas oferecidas pelo Museu Ciência e Vida.

Palavras-chave : Museu de ciência; Expectativa; Professor.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )