SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22THE MUSEU CIÊNCIA E VIDA INVESTIGATES ITS PUBLIC: TEACHERSNATURE OF SCIENCE THROUGH CURRICULUM THEORY’ LENSES: CURRICULAR NORMATIVITY, CONTEXTUALIZATION AND THE MEANINGS OF TEACHING ABOUT SCIENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BARRIOS, MARINA GARZÓN et al. O EFEITO VOLTA. UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRODUÇÃO DE EFEITOS SENSÍVEIS E OS PROCESSOS DE TEORIZAÇÃO NA CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e14862.  Epub May 23, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210113.

Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre as relações entre a percepção, produção de efeitos sensíveis e os processos de síntese teórica na construção do conhecimento em ciências. Para explicar estas relações, realizamos um estudo histórico-crítico da obra de Alessandro Volta (1745-1827) sobre a pilha voltaica e o circuito elétrico. Volta detecta e reproduz certos efeitos elétricos através de experimentos que lhe permitem perceber a continuidade e a direcionalidade do fluido elétrico ao mesmo tempo em que constituem proposições teóricas sobre a eletricidade. Este caso ilustra o processo construtivo de conhecimento que é necessário considerar ao estabelecer critérios para o ensino de ciências.

Keywords : Ensino de ciências; Processos de teorização em ciências; Efeito Volta.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )