SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22EL MUSEU CIÊNCIA E VIDA INVESTIGA SU PÚBLICO: DOCENTESNATURALEZA DE LA CIENCIA A TRAVÉS DE LAS LENTES DE LA TEORÍA CURRICULAR: NORMATIVIDAD CURRICULAR, CONTEXTUALIZACIÓN Y LOS SENTIDOS DE LA ENSEÑANZA DE LA CIENCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BARRIOS, MARINA GARZÓN et al. O EFEITO VOLTA. UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRODUÇÃO DE EFEITOS SENSÍVEIS E OS PROCESSOS DE TEORIZAÇÃO NA CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e14862.  Epub 23-Mayo-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210113.

Neste artigo, apresentamos algumas reflexões sobre as relações entre a percepção, produção de efeitos sensíveis e os processos de síntese teórica na construção do conhecimento em ciências. Para explicar estas relações, realizamos um estudo histórico-crítico da obra de Alessandro Volta (1745-1827) sobre a pilha voltaica e o circuito elétrico. Volta detecta e reproduz certos efeitos elétricos através de experimentos que lhe permitem perceber a continuidade e a direcionalidade do fluido elétrico ao mesmo tempo em que constituem proposições teóricas sobre a eletricidade. Este caso ilustra o processo construtivo de conhecimento que é necessário considerar ao estabelecer critérios para o ensino de ciências.

Palabras clave : Ensino de ciências; Processos de teorização em ciências; Efeito Volta.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )