SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22THE USE OF TEST OF BASIC SCIENTIFIC LITERACY IN BRAZIL: A LITERATURE REVIEWTEACHING IDENTITY: PERCEPTIONS OF BEGINNING TEACHERS OF BIOLOGY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

VIECHENESKI, JULIANA PINTO; SILVEIRA, ROSEMARI MONTEIRO CASTILHO FOGGIATTO  and  CARLETTO, MARCIA REGINA. AS DIMENSÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS INTEGRADOS DE CIÊNCIAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e16009.  Epub May 23, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210119.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo que analisou as abordagens relativas às dimensões sociais da ciência e da tecnologia em livros didáticos integrados de ciências humanas e da natureza do 4º ano do Ensino Fundamental. A perspectiva metodológica foi de natureza qualitativa e optou-se pelo uso de técnicas de análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Os resultados indicaram que as relações ciência-tecnologia-sociedade (CTS) recebem espaço pouco expressivo nos livros didáticos e sua abordagem reflete uma visão de ciência e tecnologia socialmente neutras. Sugere-se a incorporação crítica das inter-relações CTS nos livros didáticos e reitera-se a necessidade de formação docente continuada, nas quais sejam privilegiadas a reflexão, o diálogo e o apoio de professores formadores na concretização de um ensino mais crítico quanto às dimensões sociais do desenvolvimento científico-tecnológico.

Keywords : Livro Didático; Ensino de Ciências; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Ciência-Tecnologia-Sociedade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )