SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22EL USO DEL TEST DE ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA BÁSICA EN BRASIL: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURAIDENTIDAD DOCENTE: PERCEPCIONES DE PROFESORES PRINCIPIANTES DE BIOLOGÍA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

VIECHENESKI, JULIANA PINTO; SILVEIRA, ROSEMARI MONTEIRO CASTILHO FOGGIATTO  y  CARLETTO, MARCIA REGINA. AS DIMENSÕES SOCIAIS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS INTEGRADOS DE CIÊNCIAS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e16009.  Epub 23-Mayo-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210119.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo que analisou as abordagens relativas às dimensões sociais da ciência e da tecnologia em livros didáticos integrados de ciências humanas e da natureza do 4º ano do Ensino Fundamental. A perspectiva metodológica foi de natureza qualitativa e optou-se pelo uso de técnicas de análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Os resultados indicaram que as relações ciência-tecnologia-sociedade (CTS) recebem espaço pouco expressivo nos livros didáticos e sua abordagem reflete uma visão de ciência e tecnologia socialmente neutras. Sugere-se a incorporação crítica das inter-relações CTS nos livros didáticos e reitera-se a necessidade de formação docente continuada, nas quais sejam privilegiadas a reflexão, o diálogo e o apoio de professores formadores na concretização de um ensino mais crítico quanto às dimensões sociais do desenvolvimento científico-tecnológico.

Palabras clave : Livro Didático; Ensino de Ciências; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Ciência-Tecnologia-Sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )