SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22LAS DIMENSIONES SOCIALES DE LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA EN LIBROS DE TEXTO INTEGRADOS DE CIENCIAS DEL CUARTO AÑO DE LA EDUCACIÓN PRIMARIADAVID BLOOR Y EL “PROGRAMA FUERTE” DE LA SOCIOLOGÍA DE LA CIENCIA: UN DEBATE ACERCA DE LA NATURALEZA DE LA CIENCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MELLINI, CAROLINA KIYOKO  y  OVIGLI, DANIEL FERNANDO BOVOLENTA. IDENTIDADE DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA INICIANTES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e16364.  Epub 23-Mayo-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210117.

Este texto apresenta um estudo acerca da constituição da identidade profissional de professores de Biologia que estão no início de suas carreiras. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecido por uma instituição pública federal de educação superior, que estão em exercício docente. As informações levantadas foram interpretadas à luz da Análise Textual Discursiva e apontam: (i) que a identidade profissional é construída a partir das relações sociais e que a identificação com a profissão durante a formação inicial está relacionada com a intenção do aluno, logo nos primeiros anos da faculdade, em seguir a carreira docente ou não; (ii) que os saberes docentes são elementos que fazem parte da identidade do professor e que o Estágio Curricular Supervisionado e programas de iniciação à docência são de suma importância na formação do professor.

Palabras clave : Identidade Docente; Saberes Docentes; Professor de Biologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )