SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22TEACHING IDENTITY: PERCEPTIONS OF BEGINNING TEACHERS OF BIOLOGYTHE USE OF AUDIOVISUALS PROBLEMATIZERS IN THE THEMATIC INVESTIGATION PROCESS AS A MEANS FOR OBTAINING THE GENERATOR THEME author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MASSONI, NEUSA TERESINHA  and  MOREIRA, MARCO ANTONIO. DAVID BLOOR E O “PROGRAMA FORTE” DA SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA: UM DEBATE SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e10625.  Epub May 24, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210120.

Este texto apresenta uma visão introdutória à sociologia do conhecimento de David Bloor, chamando a atenção a que o debate (sociológico ou não) em torno da natureza da ciência não terminou e que, nesta visão, a sociologia assume uma característica comum à própria ciência, isto é, não tem perguntas nem respostas finais. São abordados os quatro princípios-fundamentais do que Bloor chama de “programa forte” da sociologia do conhecimento, segundo o qual ela deve ser causal, imparcial, simétrica e reflexiva. Além desses princípios, são discutidas as posições de Bloor em relação a conceitos como empirismo, verdade e realidade, experiência e crença, e epistemologias como as de Popper, Kuhn, Durkheim e Latour. Algumas implicações desta visão para a educação científica são também discutidas.

Keywords : Sociologia do conhecimento; Programa forte; Natureza da ciência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )