SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22IDENTIDAD DOCENTE: PERCEPCIONES DE PROFESORES PRINCIPIANTES DE BIOLOGÍAEL USO DE AUDIOVISUALES PROBLEMATIZADORES EN EL PROCESO DE INVESTIGACIÓN TEMÁTICA COMO MEDIO PARA LA OBTENCIÓN DEL TEMA GENERADOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MASSONI, NEUSA TERESINHA  y  MOREIRA, MARCO ANTONIO. DAVID BLOOR E O “PROGRAMA FORTE” DA SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA: UM DEBATE SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e10625.  Epub 24-Mayo-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210120.

Este texto apresenta uma visão introdutória à sociologia do conhecimento de David Bloor, chamando a atenção a que o debate (sociológico ou não) em torno da natureza da ciência não terminou e que, nesta visão, a sociologia assume uma característica comum à própria ciência, isto é, não tem perguntas nem respostas finais. São abordados os quatro princípios-fundamentais do que Bloor chama de “programa forte” da sociologia do conhecimento, segundo o qual ela deve ser causal, imparcial, simétrica e reflexiva. Além desses princípios, são discutidas as posições de Bloor em relação a conceitos como empirismo, verdade e realidade, experiência e crença, e epistemologias como as de Popper, Kuhn, Durkheim e Latour. Algumas implicações desta visão para a educação científica são também discutidas.

Palabras clave : Sociologia do conhecimento; Programa forte; Natureza da ciência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )