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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

FREITAS, WÉLICA PATRÍCIA DE SOUZA  y  QUEIROS, WELLINGTON PEREIRA DE. O USO DE AUDIOVISUAIS PROBLEMATIZADORES NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA COMO MEIO PARA OBTENÇÃO DO TEMA GERADOR. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e14884.  Epub 25-Ago-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210121.

O presente artigo apresenta uma análise do processo de Investigação Temática, resultado de uma intervenção didática com abordagem das inter-relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) realizada com alunos do curso de licenciatura em Física em uma disciplina de prática de Ensino de Física. O processo de Investigação baseou-se em algumas ações, dentre elas a discussão inicial e apresentação de documentários com caráter problematizador das inter-relações CTS. Nas discussões dos documentários, notou-se uma potencialidade para realizar diálogos balizados pela perspectiva Freire-CTS, o que acarretou a elaboração de questionamentos, uma vez que se acredita que esta apresentação se torna um possível subsídio para professores que queiram discutir questões relacionadas à perspectiva Freire-CTS em suas aulas. Os audiovisuais problematizadores descritos caracterizam-se como um meio para potencializar a reflexão e senso crítico nos sujeitos, a fim de analisar e questionar a realidade em que estão inseridos. Este artigo busca apresentar os audiovisuais abordados, bem como as compreensões e resultados tecidos na abordagem dos artefatos problematizadores no processo de Investigação Temática com os estudantes do curso de licenciatura em Física. As ações realizadas (discussão inicial e apresentação dos audiovisuais problematizadores) culminaram para estabelecimento do tema gerador, energia e CTS, que foram analisadas via ATD. Da análise, emergiram duas categorias finais intituladas “A abordagem de audiovisuais problematizadores como meio para discussão de valores sociais” e “Necessidades formativas desveladas a partir da discussão de documentários problematizadores”. O processo de análise desvelou as potencialidades dos audiovisuais para discussões Freire-CTS e a obtenção de temas geradores.

Palabras clave : Audiovisuais problematizadores; Freire-CTS; Formação Inicial de Professores de Física.

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