SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22IMAGINARY FORMATIONS OF TEACHERS FROM THE EARLIEST YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL ON THE FORM OF EARTH AND THE CONCEPT OF GRAVITYARTICULATING PRACTICAL AND SCIENTIFIC KNOWLEDGES ON ACIDS/BASES: ANALYSIS OF WAYS OF SPEAKING AND THINKING FROM LICENSED CHEMISTRY TEACHERS AND HAIRDRESSERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

RECEPUTI, CAIAN CREMASCO; PEREIRA, THAIARA MAGRO; VOGEL, MARCOS  and  REZENDE, DAISY BRITO. REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e19580.  Epub Sep 03, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210125.

A presente pesquisa tem como objetivo relatar o processo de investigação, análise e os respectivos resultados referentes ao estudo acerca das representações sobre “experimentação” de 172 Coordenadores de Área do PIBID-Química. Para isso, utilizou-se a Abordagem Estrutural da Teoria das Representações Sociais (RS). Para a obtenção das informações, empregou-se um questionário semiestruturado com questões referentes à técnica de livre associação de palavras ao termo indutor “experimentação”. Posteriormente, utilizaram-se proposições da Análise de Conteúdo para atribuir significado aos termos desta RS. A análise dos resultados conduziu às conclusões: i) investigação é o termo mais saliente do NC da RS sobre “experimentação” para estes sujeitos; ii) os Coordenadores de Área tendem a relacionar o desenvolvimento das atividades experimentais ao contexto escolar, levando em consideração as particularidades e problemas desse espaço; e, finalmente, iii) há relação entre a compreensão sobre “experimentação” dos licenciandos bolsistas do PIBID-Química e aquela dos Coordenadores de Área desses projetos.

Keywords : Coordenador de Área do PIBID; Experimentação; Representação Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )