SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22SOCIAL REPRESENTATIONS OF SUPERVISORS OF PIBID-CHEMISTRY ON “EXPERIMENTATION”A LITERATURE REVIEW ON STUDENT DROPOUT IN PHYSICS INITIAL TEACHER TRAINING COURSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA  and  AMARAL, EDENIA MARIA RIBEIRO DO. ARTICULANDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E PRÁTICOS SOBRE ÁCIDOS/ BASES: UMA ANÁLISE DE FORMAS DE FALAR E MODOS DE PENSAR DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA E CABELEIREIRAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e19348.  Epub Sep 07, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210124.

Este trabalho analisa formas de falar e modos de pensar sobre ácidos/bases a partir de significados construídos em duas situações distintas - na prática profissional de cabeleireiras, uma comunidade de prática, e na formação inicial de professores de química. A construção dos dados envolveu entrevistas individuais e semiestruturadas com cabeleireiras, e análise de relatórios e transcrição de falas de licenciandos quando relataram as suas interações com cabeleireiras, buscando identificar como elas compreendem ácidos/bases no contexto de tratamento capilar. Em geral, as cabeleireiras atribuem ao ácido sentidos não científicos associados a produtos para o cabelo usados na prática. No contexto acadêmico, foram identificados modos de pensar utilitarista/pragmático, substancialista, empirista, racionalista e relacional.

Keywords : Ácido/base; Comunidades de práticas; Perfil conceitual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )