SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22REPRESENTACIONES SOCIALES DE COORDINADORES DE ÁREA DEL PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTACIÓN”UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA ACERCA DE LA DESERCIÓN DE LOS ESTUDIANTES EN LA CARRERA DE FORMACIÓN DOCENTE EN FÍSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SILVA, FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA  y  AMARAL, EDENIA MARIA RIBEIRO DO. ARTICULANDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E PRÁTICOS SOBRE ÁCIDOS/ BASES: UMA ANÁLISE DE FORMAS DE FALAR E MODOS DE PENSAR DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA E CABELEIREIRAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e19348.  Epub 07-Sep-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210124.

Este trabalho analisa formas de falar e modos de pensar sobre ácidos/bases a partir de significados construídos em duas situações distintas - na prática profissional de cabeleireiras, uma comunidade de prática, e na formação inicial de professores de química. A construção dos dados envolveu entrevistas individuais e semiestruturadas com cabeleireiras, e análise de relatórios e transcrição de falas de licenciandos quando relataram as suas interações com cabeleireiras, buscando identificar como elas compreendem ácidos/bases no contexto de tratamento capilar. Em geral, as cabeleireiras atribuem ao ácido sentidos não científicos associados a produtos para o cabelo usados na prática. No contexto acadêmico, foram identificados modos de pensar utilitarista/pragmático, substancialista, empirista, racionalista e relacional.

Palabras clave : Ácido/base; Comunidades de práticas; Perfil conceitual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )