SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE COORDENADORES DE ÁREA DO PIBID-QUÍMICA SOBRE “EXPERIMENTAÇÃO”UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SILVA, FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA  e  AMARAL, EDENIA MARIA RIBEIRO DO. ARTICULANDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E PRÁTICOS SOBRE ÁCIDOS/ BASES: UMA ANÁLISE DE FORMAS DE FALAR E MODOS DE PENSAR DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA E CABELEIREIRAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e19348.  Epub 07-Set-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210124.

Este trabalho analisa formas de falar e modos de pensar sobre ácidos/bases a partir de significados construídos em duas situações distintas - na prática profissional de cabeleireiras, uma comunidade de prática, e na formação inicial de professores de química. A construção dos dados envolveu entrevistas individuais e semiestruturadas com cabeleireiras, e análise de relatórios e transcrição de falas de licenciandos quando relataram as suas interações com cabeleireiras, buscando identificar como elas compreendem ácidos/bases no contexto de tratamento capilar. Em geral, as cabeleireiras atribuem ao ácido sentidos não científicos associados a produtos para o cabelo usados na prática. No contexto acadêmico, foram identificados modos de pensar utilitarista/pragmático, substancialista, empirista, racionalista e relacional.

Palavras-chave : Ácido/base; Comunidades de práticas; Perfil conceitual.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )