SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22ARTICULATING PRACTICAL AND SCIENTIFIC KNOWLEDGES ON ACIDS/BASES: ANALYSIS OF WAYS OF SPEAKING AND THINKING FROM LICENSED CHEMISTRY TEACHERS AND HAIRDRESSERSEXCELLENCE, DROPOUT AND PHYSICS’ UNDERGRADUATE STUDENTS’ INTEGRATION EXPERIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OLIVEIRA, Valéria Aparecida de  and  SILVA, André Coelho da. UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e11969.  Epub Nov 19, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210141.

Neste artigo procuramos responder à seguinte questão: quais as características dos trabalhos que abordam o fenômeno da evasão nos cursos de Licenciatura em Física? Para isso, apoiados na Análise Textual Discursiva, revisamos teses, dissertações e artigos publicados em 25 periódicos da área de Ensino de Física/Ciências. Nove focos temáticos emergiram da análise desse material, dentre os quais destacamos: nível de abrangência das informações sobre evasão coletadas/analisadas, autores utilizados como referenciais teóricos sobre evasão e conceituação de evasão. Embora a quantidade de trabalhos sobre o tema tenha aumentado na última década, ainda são poucas as realidades investigadas. Além disso, parte deles carece de uma maior robustez teórico-metodológica. Apesar de elencar as possíveis causas e maneiras de minimizar a evasão, com destaque para ações de caráter institucional, a literatura carece de estudos que investiguem de que forma essas ações podem atuar no combate da evasão nos cursos de Licenciatura em Física.

Keywords : Evasão; Licenciatura em Física; Revisão bibliográfica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )