SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22ARTICULANDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E PRÁTICOS SOBRE ÁCIDOS/ BASES: UMA ANÁLISE DE FORMAS DE FALAR E MODOS DE PENSAR DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA E CABELEIREIRASEXCELÊNCIA, EVASÃO E EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

OLIVEIRA, Valéria Aparecida de  e  SILVA, André Coelho da. UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE A EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e11969.  Epub 19-Nov-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210141.

Neste artigo procuramos responder à seguinte questão: quais as características dos trabalhos que abordam o fenômeno da evasão nos cursos de Licenciatura em Física? Para isso, apoiados na Análise Textual Discursiva, revisamos teses, dissertações e artigos publicados em 25 periódicos da área de Ensino de Física/Ciências. Nove focos temáticos emergiram da análise desse material, dentre os quais destacamos: nível de abrangência das informações sobre evasão coletadas/analisadas, autores utilizados como referenciais teóricos sobre evasão e conceituação de evasão. Embora a quantidade de trabalhos sobre o tema tenha aumentado na última década, ainda são poucas as realidades investigadas. Além disso, parte deles carece de uma maior robustez teórico-metodológica. Apesar de elencar as possíveis causas e maneiras de minimizar a evasão, com destaque para ações de caráter institucional, a literatura carece de estudos que investiguem de que forma essas ações podem atuar no combate da evasão nos cursos de Licenciatura em Física.

Palavras-chave : Evasão; Licenciatura em Física; Revisão bibliográfica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )