SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA ACERCA DE LA DESERCIÓN DE LOS ESTUDIANTES EN LA CARRERA DE FORMACIÓN DOCENTE EN FÍSICAELEMENTOS DE LA RELACIÓN CON EL SABER DE EGRESOS DE UNA CARRERA DE FORMACIÓN DOCENTE EN FÍSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

IMA JUNIOR, PAULO et al. EXCELÊNCIA, EVASÃO E EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12165.  Epub 12-Ene-2502. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210140.

Em que medida a evasão e as experiências discentes nos cursos de graduação em Física estão relacionadas à pressão por excelência acadêmica? Baseados em leituras da sociologia da educação, realizamos uma análise de dados coletados no curso de Física de uma universidade brasileira. As evidências indicam que estudantes de famílias privilegiadas tendem a abandonar o curso, mas os que permanecem costumam ser bem-sucedidos. Ao mesmo tempo, a evasão não se relaciona com o desempenho acadêmico: há estudantes excelentes que desejam sair, bem como estudantes de baixo desempenho que desejam permanecer. A austeridade da organização curricular contribui para que os estudantes tenham lacunas em sua formação. Com algumas exceções, os professores são descritos como figuras opressoras, exigentes e sem empatia. Por outro lado, relações competitivas são percebidas entre os próprios estudantes. Enfim, ainda que a evasão não tenha relação com o desempenho acadêmico, a busca por excelência estrutura as experiências dos estudantes no curso.

Palabras clave : Evasão; Excelência; Ensino Superior; Graduação em Física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )