SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22EXCELLENCE, DROPOUT AND PHYSICS’ UNDERGRADUATE STUDENTS’ INTEGRATION EXPERIENCESSANITARY CAMPAIGNS AND EDUCATION IN SCIENCES FOR HEALTH: CONSTRUCTION OF SENSE ABOUT PRINTED FOR THE COMBATING NO VETORIAL TRANSMISSION OF ZIKA VIRUS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SIMOES, BRUNO DOS SANTOS  and  CUSTODIO, JOSÉ FRANCISCO. ELEMENTOS DA RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES EGRESSOS DE UMA LICENCIATURA EM FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12170.  Epub Nov 20, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210142.

A pesquisa teve como objetivo analisar elementos da relação com o saber estabelecida por egressos de um curso de Licenciatura em Física. Pautados na Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot evidenciamos aspectos das dimensões identitária, social e epistêmica que influenciaram a permanência deste grupo na graduação. Utilizamos como meio de coleta de dados um questionário enviado por e-mail para 243 egressos. Os dados produzidos foram processados com auxílio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam que os principais fatores que contribuíram para a permanência no curso foram: motivação intrínseca, apesar das adversidades externas; sucesso nas avaliações; estabelecimento de uma identidade com a Física ou com a docência em Física; e o suporte da Universidade, principalmente, por meio de projetos que ofereciam auxílio financeiro.

Keywords : Licenciatura em Física; Permanência na graduação; Relação com o saber; Motivação para carreira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )