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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SIMOES, BRUNO DOS SANTOS  e  CUSTODIO, JOSÉ FRANCISCO. ELEMENTOS DA RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES EGRESSOS DE UMA LICENCIATURA EM FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e12170.  Epub 20-Nov-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210142.

A pesquisa teve como objetivo analisar elementos da relação com o saber estabelecida por egressos de um curso de Licenciatura em Física. Pautados na Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot evidenciamos aspectos das dimensões identitária, social e epistêmica que influenciaram a permanência deste grupo na graduação. Utilizamos como meio de coleta de dados um questionário enviado por e-mail para 243 egressos. Os dados produzidos foram processados com auxílio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados apontam que os principais fatores que contribuíram para a permanência no curso foram: motivação intrínseca, apesar das adversidades externas; sucesso nas avaliações; estabelecimento de uma identidade com a Física ou com a docência em Física; e o suporte da Universidade, principalmente, por meio de projetos que ofereciam auxílio financeiro.

Palavras-chave : Licenciatura em Física; Permanência na graduação; Relação com o saber; Motivação para carreira.

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