SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22SANITARY CAMPAIGNS AND EDUCATION IN SCIENCES FOR HEALTH: CONSTRUCTION OF SENSE ABOUT PRINTED FOR THE COMBATING NO VETORIAL TRANSMISSION OF ZIKA VIRUSLATIN AMERICAN COOPERATION FOR THE TRAINING OF SCIENCE TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BERMUDEZ, GONZALO MIGUEL ANGEL; GARCIA, LÍA PATRICIA  and  CISNERO, KAREN GIMENA. DIDÁTICAS DAS CIÊNCIAS PARA UMA CIDADANIA CRÍTICA. REFLEXÕES E PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS PARA PROBLEMAS AMBIENTAIS E DE SAÚDE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e16190.  Epub Nov 20, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210132.

Neste artigo problematizamos o conceito de cidadania democrática frente ao impacto das desigualdades sociais no sistema educacional e, a partir de uma perspectiva política da alfabetização científica, questionamos visões simplistas sobre a emancipação cidadã. Para caracterizar como ocorrem os processos críticos de construção da cidadania e de alfabetização científica tendente à transformação social, realizamos pesquisas de desenvolvimento em salas de aula de ciências naturais. Seguindo uma metodologia qualitativa, configuramos casos com base em problemas socioambientais relacionados à saúde e ao meio ambiente (horta agroecológica, dengue/zika/chikungunya e biodiversidade). Assim, analisamos, reconhecemos e refletimos sobre uma Didática no território do público que, a partir de uma abordagem curricular intersticial e de ponta, contextualiza as práticas docentes nos problemas socioambientais do cotidiano.

Keywords : Ensino de Ecologia; Educação em Saúde; Horta escolar..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )