SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22LATIN AMERICAN COOPERATION FOR THE TRAINING OF SCIENCE TEACHERSTHE SOCIO-ENVIRONMENTAL APPROACH TO SCIENCE EDUCATION AS WAY TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP WITHIN THE RISK SOCIETY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FREITAS, MARINA DE; HEIDEMANN, LEONARDO ALBUQUERQUE  and  ARAUJO, IVES SOLANO. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DE NICO STEHR. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e19224.  Epub Nov 21, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210133.

A Abordagem CTS tem se preocupado com as implicações dos estudos sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na área de ensino de ciências. Nessa perspectiva, o ensino deve se basear numa visão de ciência como processo social, assumindo que o desenvolvimento científico e tecnológico não é neutro. Com o objetivo de ampliar os horizontes da área quanto às discussões contemporâneas sobre a função social do conhecimento, especialmente o conhecimento científico-tecnológico, o presente artigo tem como objetivo apresentar a Teoria da Sociedade do Conhecimento, na acepção do sociólogo Nico Stehr, como um referencial teórico possível para a análise sociológica do papel do conhecimento nas sociedades modernas e apresentar as potencialidades dessa teoria para o ensino de ciências.

Keywords : CTS; Sociedade do Conhecimento; Ensino de ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )