SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22COOPERACIÓN LATINOAMERICANA PARA LA FORMACIÓN DE MAESTROS DE CIENCIASEL ENFOQUE SOCIOAMBIENTAL EN LA EDUCACIÓN EN CIENCIAS COMO CAMINO PARA LA CONSTRUCCIÓN DE LA CIUDADANÍA EN LA SOCIEDAD DE RIESGO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

FREITAS, MARINA DE; HEIDEMANN, LEONARDO ALBUQUERQUE  y  ARAUJO, IVES SOLANO. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO DE NICO STEHR. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e19224.  Epub 21-Nov-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/21172020210133.

A Abordagem CTS tem se preocupado com as implicações dos estudos sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na área de ensino de ciências. Nessa perspectiva, o ensino deve se basear numa visão de ciência como processo social, assumindo que o desenvolvimento científico e tecnológico não é neutro. Com o objetivo de ampliar os horizontes da área quanto às discussões contemporâneas sobre a função social do conhecimento, especialmente o conhecimento científico-tecnológico, o presente artigo tem como objetivo apresentar a Teoria da Sociedade do Conhecimento, na acepção do sociólogo Nico Stehr, como um referencial teórico possível para a análise sociológica do papel do conhecimento nas sociedades modernas e apresentar as potencialidades dessa teoria para o ensino de ciências.

Palabras clave : CTS; Sociedade do Conhecimento; Ensino de ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )