SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22EDUCACIÓN EN CIENCIAS EN LA PERSPECTIVA DE LA TEORÍA DE LA SOCIEDAD DEL CONOCIMIENTO DE NICO STEHRLOS CAMINOS DE TRANSFORMACIÓN DE LA ACCIÓN MEDIADA POR RECURSOS EDUCACIONALES: EL PUNTO DE VISTA DE UNA PROFESORA DE QUÍMICA ORGÁNICA EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MIRANDA, DEINE BISPO  y  ZANETI, IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR. A ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA SOCIEDADE DE RISCO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e19811.  Epub 22-Nov-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210138.

O presente artigo apoia-se no conceito de Risco , abordado em Sociedade de Risco, de Ulrich Beck, e tem por objetivo refletir, no âmbito do espaço escolar, sobre como a Educação em Ciências, pode, por meio do aporte da Educação Ambiental, promover a reflexão sobre os riscos oriundos dos avanços científicos e tecnológicos, de modo a contribuir para a formação da cidadania socioambiental dos atores da referida sociedade de risco. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica à luz de Beck (2009; 2011), Beck, Giddens e Lash (1997), Giddens e Sutton (2017), dentre outros. Os dados iniciais apontam para a necessidade da incorporação das práticas ambientais na Educação em Ciências, de maneira a superar o entendimento estrito da visão física, química e biológica do conhecimento, dialogando no contexto social, político e econômico dos riscos, colocados a partir dos avanços científico-tecnológicos, tornando-se parte prioritária e não complementar na formação docente.

Palabras clave : Risco; Educação Ambiental; Educação em Ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )