SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22THE SOCIO-ENVIRONMENTAL APPROACH TO SCIENCE EDUCATION AS WAY TO THE CONSTRUCTION OF CITIZENSHIP WITHIN THE RISK SOCIETYDISCURSIVE INTERACTIONS AND ARGUMENTATION IN CLASSROOM: BUILDING UP CONCLUSIONS, EVIDENCES AND REASONING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OLIVEIRA, LEANDRO  and  MORTIMER, EDUARDO FLEURY. OS PERCURSOS DE TRANSFORMAÇÃO DA AÇÃO MEDIADA POR RECURSOS EDUCACIONAIS: O PONTO DE VISTA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA ORGÂNICA DE ENSINO SUPERIOR. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e19940.  Epub Nov 21, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210134.

Neste artigo, analisamos o processo reflexivo de uma professora de Química Orgânica do Ensino Superior sobre a história do uso de recursos educacionais em seu percurso profissional. Para isso, realizamos uma entrevista, que produziu relatos de lembranças/reflexões acerca dos processos mediados por recursos, das mudanças que ocorreram nesses processos e do reconhecimento de limitações/possibilidades dos recursos nas suas aulas, analisados à luz da Teoria da Ação Mediada. Como principais resultados, apontamos algumas transformações das ações da professora, a partir de adaptações, substituição e/ou abandono de alguns recursos ou por alterações nas suas habilidades em usá-los, muitas vezes, motivadas pelo reconhecimento de limitações/possibilidades desses recursos no ensino. A partir disso, apresentamos contribuições e implicações desta pesquisa para o Ensino de Ciências.

Keywords : Recursos Educacionais; Ação Mediada; Química Orgânica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )