SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22A ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA SOCIEDADE DE RISCOINTERAÇÕES DISCURSIVAS E ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA: A CONSTRUÇÃO DE CONCLUSÕES, EVIDÊNCIAS E RACIOCÍNIOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

OLIVEIRA, LEANDRO  e  MORTIMER, EDUARDO FLEURY. OS PERCURSOS DE TRANSFORMAÇÃO DA AÇÃO MEDIADA POR RECURSOS EDUCACIONAIS: O PONTO DE VISTA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA ORGÂNICA DE ENSINO SUPERIOR. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e19940.  Epub 21-Nov-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210134.

Neste artigo, analisamos o processo reflexivo de uma professora de Química Orgânica do Ensino Superior sobre a história do uso de recursos educacionais em seu percurso profissional. Para isso, realizamos uma entrevista, que produziu relatos de lembranças/reflexões acerca dos processos mediados por recursos, das mudanças que ocorreram nesses processos e do reconhecimento de limitações/possibilidades dos recursos nas suas aulas, analisados à luz da Teoria da Ação Mediada. Como principais resultados, apontamos algumas transformações das ações da professora, a partir de adaptações, substituição e/ou abandono de alguns recursos ou por alterações nas suas habilidades em usá-los, muitas vezes, motivadas pelo reconhecimento de limitações/possibilidades desses recursos no ensino. A partir disso, apresentamos contribuições e implicações desta pesquisa para o Ensino de Ciências.

Palavras-chave : Recursos Educacionais; Ação Mediada; Química Orgânica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )