SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22THE TRANSFORMATION PATHS OF MEDIATED ACTION BY EDUCATIONAL RESOURCES: THE POINT OF VIEW OF A HIGHER EDUCATION ORGANIC CHEMISTRY TEACHERDIFFERENCES IN SEXUAL DEVELOPMENT: A STUDY TO DISCLOSE SCIENCE IN A HOSPITAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SASSERON, LÚCIA HELENA. INTERAÇÕES DISCURSIVAS E ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA: A CONSTRUÇÃO DE CONCLUSÕES, EVIDÊNCIAS E RACIOCÍNIOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e20073.  Epub Nov 21, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210135.

Considerando que as interações discursivas em aulas de ciências permitem a promoção de um ambiente dialógico e que a argumentação tem sido um foco de estudo da área de ensino de ciências, neste texto, pretendemos explorar como argumentos são discutidos em aulas em que a abordagem didática são as interações discursivas. A discussão teórica que fundamenta este estudo também nos ajuda a analisar os dados. Este estudo de caso tem viés qualitativo para a análise de situações de ensino de ciências. Apresentamos um modo de organizar as informações provenientes das interações discursivas para mostrar como as ideias em debate transformam-se em argumentos. Entendemos que este estudo pode contribuir para a pesquisa em ensino de ciências apresentando um modo de análise para a construção dos argumentos que, ao mesmo tempo em que pontua as contribuições de cada sujeito, revela transformações pelas quais estas vão passando até configurarem-se em alegações, evidências ou justificativas de um argumento.

Keywords : Interações discursivas; Argumentação; Ensino Fundamental; Práticas Epistêmicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )