SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22DIFERENCIAS EN EL DESARROLLO SEXUAL: UN ESTUDIO DE DIVULGACIÓN DE LA CIENCIA EN UN HOSPITALLA METODOLOGÍA DE LA RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS EN LA ENSEÑANZA DE CIENCIA: LAS CARACTERÍSTICAS DE UN PROBLEMA EFICAZ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MACEDO, PEDRO AMARILHO ALMEIDA  y  REIS, RITA DE CÁSSIA. A PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e20581.  Epub 22-Nov-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210136.

Neste artigo discutimos sobre a formação docente para atuar no Ensino Fundamental a partir das percepções de estudantes de dois cursos de licenciatura: um em Ciências Biológicas e outro em Ciências Naturais. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de um questionário com itens abertos e fechados que nos permitiu elencar pontos de convergência e divergência entre os dois percursos formativos investigados. Para os licenciandos, seus cursos desenvolvem os conhecimentos necessários para atuarem como docentes e reforçam sua escolha pela profissão. Por outro lado, eles sinalizam que os cursos deveriam rever suas matrizes curriculares, no que diz respeito à abordagem dos conhecimentos disciplinares. Acreditamos que essa discussão seja válida para pensarmos em processos formativos que valorizem a docência nessa etapa da escolarização.

Palabras clave : Ensino Fundamental; Ciências da Natureza; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )