SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22THE PROBLEM-SOLVING METHODOLOGY IN SCIENCE TEACHING: THE CHARACTERISTICS OF AN EFFECTIVE PROBLEMEVIDENCE OF THE MOBILIZATION OF PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF TEACHERS IN INITIAL TRAINING FROM READING THE BOOK THE PERIODIC TABLE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GEWEHR, DIÓGENES; STROHSCHOEN, ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES  and  SCHUCK, ROGÉRIO JOSÉ. PROJETOS DE PESQUISA E A RELAÇÃO COM A METACOGNIÇÃO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS PESQUISADORES SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e19937.  Epub Dec 11, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210144.

Este artigo buscou analisar a percepção metacognitiva de alunos pesquisadores decorrente da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participaram do estudo 133 alunos da Educação Básica e dez professores, abordados em uma feira de ciências de uma universidade comunitária. Os dados foram coletados por meio de questionário Likert e entrevista gravada, analisados mediante método fenomenológico. Ficou evidenciado que a evocação do pensamento metacognitivo se fez presente ao longo do processo da pesquisa, possibilitando aos alunos identificarem seus conhecimentos e se autoavaliarem, e assim obterem ganhos cognitivos. Os resultados apresentados podem levar a uma melhor compreensão do fenômeno estudado, especialmente em termos de compreensão do potencial que possui o ensino e a aprendizagem através da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Keywords : Aluno pesquisador; Projeto de pesquisa; Metacognição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )