SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22LA METODOLOGÍA DE LA RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS EN LA ENSEÑANZA DE CIENCIA: LAS CARACTERÍSTICAS DE UN PROBLEMA EFICAZINDICIOS DE LA MOVILIZACIÓN DE CONOCIMIENTOS PROFESIONALES DE PROFESORES EN FORMACIÓN INICIAL A PARTIR DE LA LECTURA DEL LIBRO EL SISTEMA PERIÓDICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

GEWEHR, DIÓGENES; STROHSCHOEN, ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES  y  SCHUCK, ROGÉRIO JOSÉ. PROJETOS DE PESQUISA E A RELAÇÃO COM A METACOGNIÇÃO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS PESQUISADORES SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e19937.  Epub 11-Dic-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210144.

Este artigo buscou analisar a percepção metacognitiva de alunos pesquisadores decorrente da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participaram do estudo 133 alunos da Educação Básica e dez professores, abordados em uma feira de ciências de uma universidade comunitária. Os dados foram coletados por meio de questionário Likert e entrevista gravada, analisados mediante método fenomenológico. Ficou evidenciado que a evocação do pensamento metacognitivo se fez presente ao longo do processo da pesquisa, possibilitando aos alunos identificarem seus conhecimentos e se autoavaliarem, e assim obterem ganhos cognitivos. Os resultados apresentados podem levar a uma melhor compreensão do fenômeno estudado, especialmente em termos de compreensão do potencial que possui o ensino e a aprendizagem através da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Palabras clave : Aluno pesquisador; Projeto de pesquisa; Metacognição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )