SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AS CARACTERÍSTICAS DE UM PROBLEMA EFICAZINDÍCIOS DA MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO A TABELA PERIÓDICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

GEWEHR, DIÓGENES; STROHSCHOEN, ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES  e  SCHUCK, ROGÉRIO JOSÉ. PROJETOS DE PESQUISA E A RELAÇÃO COM A METACOGNIÇÃO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS PESQUISADORES SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e19937.  Epub 11-Dez-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210144.

Este artigo buscou analisar a percepção metacognitiva de alunos pesquisadores decorrente da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participaram do estudo 133 alunos da Educação Básica e dez professores, abordados em uma feira de ciências de uma universidade comunitária. Os dados foram coletados por meio de questionário Likert e entrevista gravada, analisados mediante método fenomenológico. Ficou evidenciado que a evocação do pensamento metacognitivo se fez presente ao longo do processo da pesquisa, possibilitando aos alunos identificarem seus conhecimentos e se autoavaliarem, e assim obterem ganhos cognitivos. Os resultados apresentados podem levar a uma melhor compreensão do fenômeno estudado, especialmente em termos de compreensão do potencial que possui o ensino e a aprendizagem através da elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Palavras-chave : Aluno pesquisador; Projeto de pesquisa; Metacognição.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )