SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22EVIDENCE OF THE MOBILIZATION OF PROFESSIONAL KNOWLEDGE OF TEACHERS IN INITIAL TRAINING FROM READING THE BOOK THE PERIODIC TABLE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

VELOSO, Gabriella Leone Fernandes; MENDONCA, Paula Cristina Cardoso  and  MOZZER, Nilmara Braga. COMPREENSÕES SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA A PARTIR DE SUAS REFLEXÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO HISTÓRICO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e25329.  Epub Dec 11, 2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210145.

Nesta pesquisa, analisamos as compreensões sobre Natureza da Ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico expressas em seu portfólio. O estudo de caso trata da história da síntese da amônia em escala industrial e sua abordagem se deu no contexto de um curso de formação inicial de professores sobre Natureza da Ciência. A análise textual discursiva foi a metodologia empregada na análise dos textos do portfólio. Os resultados desta pesquisa evidenciam uma compreensão contextualizada de diferentes aspectos de Natureza da Ciência pela licencianda. Isso sugere potencialidades de conjugar estudos de caso histórico e portfólios na formação inicial de professores de ciências para propiciar momentos de reflexões sobre Natureza da Ciência.

Keywords : Natureza da Ciência; Caso Histórico; Portfólio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )