SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22INDICIOS DE LA MOVILIZACIÓN DE CONOCIMIENTOS PROFESIONALES DE PROFESORES EN FORMACIÓN INICIAL A PARTIR DE LA LECTURA DEL LIBRO EL SISTEMA PERIÓDICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

VELOSO, Gabriella Leone Fernandes; MENDONCA, Paula Cristina Cardoso  y  MOZZER, Nilmara Braga. COMPREENSÕES SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA A PARTIR DE SUAS REFLEXÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO HISTÓRICO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e25329.  Epub 11-Dic-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210145.

Nesta pesquisa, analisamos as compreensões sobre Natureza da Ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico expressas em seu portfólio. O estudo de caso trata da história da síntese da amônia em escala industrial e sua abordagem se deu no contexto de um curso de formação inicial de professores sobre Natureza da Ciência. A análise textual discursiva foi a metodologia empregada na análise dos textos do portfólio. Os resultados desta pesquisa evidenciam uma compreensão contextualizada de diferentes aspectos de Natureza da Ciência pela licencianda. Isso sugere potencialidades de conjugar estudos de caso histórico e portfólios na formação inicial de professores de ciências para propiciar momentos de reflexões sobre Natureza da Ciência.

Palabras clave : Natureza da Ciência; Caso Histórico; Portfólio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )