SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23DISCUSIONES Y TENDENCIAS DE LAS TESIS Y DISERTACIONES SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS EN ESPACIOS NO FORMALES: una revisión bibliográfica sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SASSERON, Lúcia Helena. PRÁTICAS CONSTITUINTES DE INVESTIGAÇÃO PLANEJADA POR ESTUDANTES EM AULA DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE UMA SITUAÇÃO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e26063.  Epub 16-Ene-2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230101.

Nos últimos anos muito se tem discutido sobre o ensino de ciências como prática que possibilite relação com as dimensões conceitual, social, material e epistêmica do conhecimento. Neste estudo de caso, com análise qualitativa, estudamos uma situação de ensino em atividade eletiva em que estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a supervisão de monitores com formação em diferentes áreas das ciências, se envolvem no planejamento de investigação. A partir do estudo, identificamos elementos constituintes da investigação e como eles se relacionam aos objetos epistêmicos e às condições experimentais. Entendemos que os resultados apresentados podem contribuir para a pesquisa em Educação em Ciências por expor um modo de análise de situações de investigação em que práticas epistêmicas são realizadas pelos estudantes.

Palabras clave : Ensino por investigação; Práticas epistêmicas; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )