SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23COLLECTIVE REFLECTION IN TEACHER EDUCATION: AN EXPERIENCE IN THE CHEMISTRY TEACHER TRAINING COURSE IN UFVJMTEACHER DEVELOPMENT OF A SCIENCE EDUCATION TEACHER BY MEANS OF TEACHING TRAINING PROGRAMS ARTICULATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MELO, Viviane Florentino de  and  AMANTES, Amanda. O AUTOCONCEITO EM QUÍMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INVESTIGADO PELA ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e24545.  Epub Mar 23, 2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230109.

Neste estudo apresentamos o processo de construção e validação de uma escala de autoconceito em Química para estudantes do ensino médio brasileiro e avaliação da configuração do autoconceito da amostra. Construímos um modelo estrutural e um teste que foi aplicado a 203 estudantes. As análises foram realizadas através do emprego da teoria de resposta ao item e da teoria clássica de testes. Os resultados indicaram que a escala é válida e é composta por três fatores: desempenho, interesse e engajamento cognitivo, sendo que nenhum deles prevalece no autoconceito, ou seja, todos esses fatores contribuem igualmente para dimensionar o constructo. Também por essa análise identificamos que somente o sexo foi preditor, contudo ele só influenciou o autoconceito no fator desempenho.

Keywords : Escala de autoconceito em Química; Validação de instrumento; Teoria de Resposta ao Item.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )