SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23ANÁLISIS DE LA FORMACIÓN DE MEDIADORES EN UN PROYECTO ITINERANTE DE ASTRONOMÍALA TECNOLOGÍA SOCIAL EN LA PROGRAMACIÓN DE UN CURRÍCULO CRÍTICO-EMANCIPADOR EN LA EDUCACIÓN EN CIENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SANTOS, Jefferson da Silva  y  GEHLEN, Simoni Tormöhlen. O INSTRUMENTO DIALÉTICO-AXIOLÓGICO NA SELEÇÃO DE FALAS SIGNIFICATIVAS: EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ÉTICO-CRÍTICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e24501.  Epub 23-Abr-2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230111.

As discussões sobre a dimensão axiológica na educação têm chamado a atenção de pesquisadores que investigam as possibilidades do desenvolvimento de uma Educação Científica ético-crítico, que considere os valores fundamentais à humanização dos educandos. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo consiste em explicitar a estruturação de um Instrumento dialético-axiológico e analisar suas contribuições para a identificação dos valores e desvalores no processo de obtenção dos Temas Geradores que nortearam a organização das atividades de um Clube de Ciências. Dentre os resultados, destaca-se que o Instrumento permitiu tanto a compreensão da dimensão valorativa nas limitações explicativas dos participantes da Investigação Temática quanto a orientação de quais valores são necessários para superar as situações-limites identificadas, viabilizando uma práxis axiológica no Ensino de Ciências.

Palabras clave : Valores; Investigação Temática; Paulo Freire.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )