SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23INTERDISCIPLINARY PRACTICES IN THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS OF NATURAL SCIENCES: DIFFERENT CONTEXTS, SIMILAR INQUIRIESDESCRIPTIVE MODEL OF SUSTAINABLE ACTING FOR SOCIAL INNOVATION DEVELOPMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, Aroldo Nascimento  and  FERNANDEZ, Carmen. Um professor de química, um conteúdo e dois contextos escolares: do PCK pessoal para o PCK em ação. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e26404.  Epub June 17, 2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230116.

Neste trabalho, analisamos como um professor, inserido em dois contextos escolares distintos, mobiliza seus conhecimentos para o ensino de química. Adotamos como referencial teórico a base de conhecimentos de professores, mais especificamente o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). Os dados compreendem registros audiovisuais das aulas, entrevistas, respostas ao instrumento Representação de Conteúdo (CoRe), reflexões vídeo-estimuladas e observação participante. As análises basearam-se nas interações discursivas e no Modelo Consensual Refinado. A partir desses dados, acessamos e analisamos o conhecimento pedagógico do conteúdo pessoal e em ação do professor e apontamos as contribuições recebidas pelos distintos atores e contextos que fez com que o professor atuasse diferentemente nas duas escolas.

Keywords : Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Contexto de aprendizagem; Conhecimentos docentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )