SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23PRÁCTICAS INTERDISCIPLINARIAS EN LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE CIENCIAS NATURALES: DISTINTOS CONTEXTOS, PREGUNTAS SIMILARESLa enseñanza de la Luna y sus fases: una propuesta observacional para los primeros años de la Educación Primaria. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SILVA, Aroldo Nascimento  y  FERNANDEZ, Carmen. Um professor de química, um conteúdo e dois contextos escolares: do PCK pessoal para o PCK em ação. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e26404.  Epub 17-Jun-2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230116.

Neste trabalho, analisamos como um professor, inserido em dois contextos escolares distintos, mobiliza seus conhecimentos para o ensino de química. Adotamos como referencial teórico a base de conhecimentos de professores, mais especificamente o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK). Os dados compreendem registros audiovisuais das aulas, entrevistas, respostas ao instrumento Representação de Conteúdo (CoRe), reflexões vídeo-estimuladas e observação participante. As análises basearam-se nas interações discursivas e no Modelo Consensual Refinado. A partir desses dados, acessamos e analisamos o conhecimento pedagógico do conteúdo pessoal e em ação do professor e apontamos as contribuições recebidas pelos distintos atores e contextos que fez com que o professor atuasse diferentemente nas duas escolas.

Palabras clave : Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Contexto de aprendizagem; Conhecimentos docentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )