SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Un docente de química, un contenido y dos contextos escolares: del PCK personal al PCK en acciónLa construcción en conjunto de prácticas como componente curricular por los docentes formadores de profesores de química: un análisis a partir de la teoría de la acción comunicativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

GONCALVES, Paula Cristina da Silva  y  BRETONES, Paulo Sergio. O ensino sobre a Lua e suas fases: uma proposta observacional para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e29316.  Epub 03-Jul-2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230118.

Este artigo expõe os resultados de uma pesquisa experimental sobre o ensino de Lua e suas fases, desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública. A investigação busca verificar o processo de aprendizagem tendo a observação do astro no céu pelos estudantes como base principal, utilizando o desenho como forma de registro e rodas de conversa, ambos acessíveis às crianças pequenas. Nosso objetivo é verificar quais questões e ideias emergem quando a observação está no cerne do processo e o que os estudantes demonstram compreender a partir dessa escolha metodológica, tendo em vista a formação dos conceitos científicos de Vigotski para crianças. A pesquisa evidencia o aprendizado dos discentes a respeito dos movimentos observáveis da Lua ao longo das noites, de sua mudança de aspecto, entre outras características.

Palabras clave : Lua; Anos Iniciais; Observação do Céu.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )