SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23DESCRIPTIVE MODEL OF SUSTAINABLE ACTING FOR SOCIAL INNOVATION DEVELOPMENTSTUDENT ENGAGEMENT IN A REMOTE AND EMERGENCY PHYSICS COURSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ARAUJO, Beatriz dos Santos  and  SILVA, João Ricardo Neves da. CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR POR DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e25726.  Epub Aug 17, 2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230120.

Apresenta-se neste artigo os resultados de uma pesquisa que trata de um tema ainda pouco explorado no ensino de ciências, a saber, as possibilidades e os empecilhos do planejamento conjunto entre docentes formadores nos cursos de licenciatura. Tem-se por objetivo analisar as construções conjuntas de ações e concepções entre docentes formadores que ministram as disciplinas relacionadas às Práticas como Componente Curricular quando em situação de planejamento conjunto dessas disciplinas. Com base nos elementos teóricos advindos da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, e de seus interpretadores nas áreas de Educação e Ensino de Ciências, foi possível analisar as interações entre docentes em processo de planejamento conjunto e compreender como se deu o processo de construções conjuntas de elementos das PCC tanto no plano das ações quanto das concepções, além de refletir sobre os caminhos para a formação continuada de docentes formadores no âmbito da universidade.

Keywords : Grupos de Planejamento Conjunto; Licenciatura em Química; Teoria do Agir Comunicativo; Prática como Componente Curricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )