SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23O ensino sobre a Lua e suas fases: uma proposta observacional para os Anos Iniciais do Ensino FundamentalENGAJAMENTO DE ESTUDANTES EM UM ENSINO REMOTO E EMERGENCIAL DE FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

ARAUJO, Beatriz dos Santos  e  SILVA, João Ricardo Neves da. CONSTRUÇÃO CONJUNTA DE PRÁTICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR POR DOCENTES FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e25726.  Epub 17-Ago-2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230120.

Apresenta-se neste artigo os resultados de uma pesquisa que trata de um tema ainda pouco explorado no ensino de ciências, a saber, as possibilidades e os empecilhos do planejamento conjunto entre docentes formadores nos cursos de licenciatura. Tem-se por objetivo analisar as construções conjuntas de ações e concepções entre docentes formadores que ministram as disciplinas relacionadas às Práticas como Componente Curricular quando em situação de planejamento conjunto dessas disciplinas. Com base nos elementos teóricos advindos da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, e de seus interpretadores nas áreas de Educação e Ensino de Ciências, foi possível analisar as interações entre docentes em processo de planejamento conjunto e compreender como se deu o processo de construções conjuntas de elementos das PCC tanto no plano das ações quanto das concepções, além de refletir sobre os caminhos para a formação continuada de docentes formadores no âmbito da universidade.

Palavras-chave : Grupos de Planejamento Conjunto; Licenciatura em Química; Teoria do Agir Comunicativo; Prática como Componente Curricular.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )