SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23La construcción en conjunto de prácticas como componente curricular por los docentes formadores de profesores de química: un análisis a partir de la teoría de la acción comunicativaLA MOTIVACIÓN PARA LOS ESTUDIOS DE LA FÍSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PAULA, Helder de Figueiredo e; TALIM, Sérgio Luiz; SALEMA, Cecília Siman  y  CAMILLO, Vinícius Reis. ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES EM UM ENSINO REMOTO E EMERGENCIAL DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e26568.  Epub 17-Ago-2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230117.

Neste trabalho, mostramos evidências de engajamento de estudantes que participaram de um curso introdutório, remoto e emergencial de Física. O curso foi realizado durante a pandemia da COVID-19, em uma escola que oferece ensino técnico integrado e profissionalizante de nível médio. Apresentamos os desafios pedagógicos enfrentados pelos professores de Física e justificamos a escolha desses sujeitos por avaliar o engajamento de seus estudantes. Os dados da pesquisa emergiram de um questionário que foi respondido pelos estudantes após o término do primeiro módulo do curso. A utilização do questionário nos permitiu identificar três dimensões do engajamento: cognitivo-comportamental, emocional e social. Nossos dados mostram que houve engajamento das/dos estudantes, predominantemente, nas dimensões cognitivo-comportamental e emocional.

Palabras clave : Engajamento; Ensino Remoto Emergencial e COVID-19; Ensino de Ciências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )