SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23STUDENT ENGAGEMENT IN A REMOTE AND EMERGENCY PHYSICS COURSEOverview and analysis of periods and approaches to health education in the Brazilian school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

DIAS, Magno Barbosa  and  PENIDO, Maria Cristina Martins. A MOTIVAÇÃO PARA OS ESTUDOS DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e29327.  Epub Aug 17, 2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230119.

Ao longo desse estudo são apresentados argumentos para a ideia de motivação de aprendizado de Física. As discussões no contexto de ensino superior nessa área conduzem ao seguinte questionamento: a motivação é algo que o estudante já deve trazer consigo ou é uma qualidade que ele desenvolve durante o curso? A partir dessa questão, o presente ensaio busca discutir as ideias acerca da natureza da motivação humana como subsídio para a atividade educativa do professor. A discussão se fundamenta nos estudos sobre a atividade humana, defendendo que a motivação para o conhecimento científico deve ser desenvolvida desde os níveis escolares mais básicos. O estudo aprofunda o significado de motivo, por meio da análise de conceitos baseada em princípios, concluindo que existem motivações distintas entre jovens do Ensino Médio e acadêmicos do Ensino Superior de Física, indicando a necessidade de Formação Docente e Iniciação Científica para essa transição educacional.

Keywords : Motivação; Ensino; Física.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )