SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23LA MOTIVACIÓN PARA LOS ESTUDIOS DE LA FÍSICAEL PROGRAMA Y LOS RECURSOS DIDÁCTICOS UTILIZADOS EN LA ENSEÑANZA DE LA TECNOLOGÍA DEL ADN RECOMBINANTE EN UNA CARRERA DE PROFESORADO EN CIENCIAS BIOLÓGICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

VENTURI, Tiago  y  MOHR, Adriana. Panorama e Análise de Períodos e Abordagens da Educação em Saúde no Contexto Escolar Brasileiro. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e33376.  Epub 17-Ago-2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230121.

Este ensaio tem o objetivo de compilar um panorama de concepções, ações e tendências da Educação em Saúde no contexto escolar brasileiro, analisar e discutir suas implicações para compreender situações e desafios presentes neste campo de pesquisa e práticas. Uma revisão de literatura auxiliou a identificar duas abordagens distintas para a Educação em Saúde na escola: uma normativa e comportamentalista e outra reflexiva, voltada para a construção de conhecimentos. Essas abordagens são consequência de como a área da saúde adentrou à escola ao longo do tempo. Discutimos a importância de abordagens reflexivas e pedagógicas na Educação em Saúde para a alfabetização científica, especialmente em tempos de pandemia de Covid-19 e negacionismo científico.

Palabras clave : Promoção da Saúde; Escola; História.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )