SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Panorama e Análise de Períodos e Abordagens da Educação em Saúde no Contexto Escolar BrasileiroSignificados construídos por acadêmicos de licenciatura em Física durante a execução de experimentos de pensamento históricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

OLIVEIRA, Anna Clara da Costa  e  SILVA, Flavia Venancio. AS EMENTAS E OS RECURSOS DIDÁTICOS EMPREGADOS NO ENSINO SOBRE TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e32931.  Epub 13-Set-2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230123.

O DNA recombinante, assunto abstrato do currículo de Biologia, se não for devidamente abordado pelos professores, poderá ocasionar entendimento distorcido sobre suas implicações técnicas, sociais e éticas. Este trabalho teve como objetivo investigar o tema DNA recombinante nas ementas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública localizada no estado do Rio de Janeiro, e conhecer a metodologia empregada para o ensino do tema. Na pesquisa, optou-se pela análise das ementas que compõem o curso na instituição e a utilização de entrevistas com dez licenciandos do quarto ano e com um docente que ministra a disciplina Genética Molecular. Os resultados revelaram que das cinco ementas que mencionam assuntos relacionados ao DNA recombinante, uma disciplina tinha sido lecionada nos últimos cinco anos. Os principais recursos didáticos apontados pelos participantes da pesquisa foram livro, filme e site na internet. A maioria das aulas sobre o assunto foi expositiva com o uso de slides, ilustrações, artigos, textos, vídeos e práticas demonstrativas.

Palavras-chave : Formação de Professores; Tecnologia do DNA recombinante; Ensino de Genética.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )