SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23THE MENU AND RESOURCES USED IN TEACHING ABOUT RECOMBINANT DNA TECHNOLOGY IN A LICENSING COURSE IN BIOLOGICAL SCIENCESThe ones who uninstruct!? Carl R. Rogers and Paul K. Feyerabend about an education and a science “more humane” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GIACOMELLI, Alisson Cristian  and  ROSA, Cleci T. Werner da. Significados construídos por acadêmicos de licenciatura em Física durante a execução de experimentos de pensamento históricos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e33553.  Epub Sep 28, 2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230125.

O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que visa discutir a potencialidade dos Experimentos de Pensamento (EPs) para a aprendizagem significativa em Física. A questão central da investigação é dada por: como os elementos cognitivos mobilizados pelos estudantes durante a realização de EPs em Física podem ser representativos de indícios de aprendizagem significativa? Para respondê-la, a pesquisa foi estruturada a partir dos resultados da aplicação de dois episódios de ensino envolvendo EPs históricos (“Microscópio de raios gama de Heisenberg” e “Gato de Schrödinger”), juntamente a licenciandos em Física. Para a produção dos dados, foram utilizados os materiais escritos pelos acadêmicos e as videogravações das discussões estabelecidas. Os resultados do estudo, aqui restritos à análise de uma das intervenções realizadas, possibilitaram identificar, frente ao proposto pela Teoria da Aprendizagem Significativa, que os EPs se revelam uma tarefa potencialmente significativa para a construção de significados pelos participantes.

Keywords : Teoria da Aprendizagem Significativa; Hierarquização dos significados; Ensino de Física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )