SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Definitions built by Physics academics during the performance of historic thought experimentsSocial technology in the programming of a critical-transformative curriculum in science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

JORGE, Letícia  and  PEDUZZ, Luiz O. Q.. Aqueles que desinstruem!? Carl R. Rogers e Paul K. Feyerabend sobre um tornar “mais humano” da educação e da ciência. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e26505.  Epub Sep 28, 2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230124.

Visa-se a colaborar para a humanização da formação de professores(as) e de cientistas, bem como da própria ciência, ao se investigar perspectivas da correspondência entre alguns aspectos da teoria da aprendizagem significante de Carl R. Rogers e da epistemologia de Paul K. Feyerabend. Das convergências entre o referencial educacional e o epistemológico, averíguam-se potencialidades de correlação do (i) aprender a aprender do sujeito em processo de aprendizagem com a compreensão de um saber científico em constante desenvolvimento; e (ii) do pluralismo metodológico com o uso de práticas diversificadas tanto para o âmbito pedagógico quanto para o científico. Também são apresentadas sugestões de implementação das interlocuções entre os aportes teóricos supracitados; evidenciando que as discussões são praticáveis em condições factuais de universidades.

Keywords : Formação humana e plural; Ciência humanizada; Educação científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )