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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ZANINI, Alanza Mara et al. Estudos de percepção e educação ambiental: um enfoque fenomenológico. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e32604.  Epub 30-Oct-2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230127.

Os estudos de percepção ambiental destacam-se como importante estratégia para conhecer a relação entre ser humano e natureza, a fim de oportunizar o estudo reflexivo das questões ambientais. A perspectiva fenomenológica relaciona-se aos estudos de percepção ambiental, tendo em vista que considera as formas individuais de sentir e perceber o espaço vivido. Este estudo buscou refletir sobre a importância dos estudos de percepção ambiental e seus aspectos dialéticos, axiológicos e fenomenológicos, no que diz respeito à educação formal e não formal. Para isso, foi feita uma análise documental sobre os assuntos pertinentes às temáticas percepção e educação ambiental, a partir do diálogo entre marcos teóricos da literatura. Consideramos que seja possível, com as contribuições da percepção ambiental para a educação formal e não formal, reinventar uma ordem social que seja mais justa, democrática e ambientalmente segura.

Palabras clave : Percepção; Fenomenologia; Educação ambiental.

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