SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Estudios de percepción y educación ambiental: un enfoque fenomenológicoLA FORMACIÓN DOCENTE EN EDUCACIÓN AMBIENTAL: REFLEXIONES A PARTIR DEL ANÁLISIS INTEGRATIVO DE PUBLICACIONES CIENTÍFICAS EN LENGUA INGLESA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

NASCIMENTO, Wilson Elmer  y  VILLANI, Alberto. Instante de ver, tempo para compreender e momento de concluir: apontamentos sobre Psicanálise e Educação em Ciências1. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e36400.  Epub 30-Oct-2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230126.

No presente artigo, buscamos estabelecer uma interlocução com o trabalho de Gleici Kelly de Lima e Rodolfo Langhi, intitulado “Observando o invisível: a relação transferencial a partir dos discursos entre crianças e professoras monitoras em um observatório astronômico”. Considerando que uma das contribuições mais potentes do trabalho é a operacionalização de conceitos psicanalíticos na relação entre educadoras e crianças, direcionamos nosso diálogo às relações entre Psicanálise e Ensino de Ciências. Para isso, dividimos o texto em três seções: na primeira, retomamos algumas reflexões sobre a exploração de analogias entre Psicanálise e Educação em Ciências; posteriormente, aprofundamos a discussão sobre a relação analógica entre os quatro discursos de Lacan e os discursos do professor de Ciências; por fim, enfatizando o papel dos discursos nas diferentes etapas da aprendizagem em ciências, adentramos nas interpretações dos discursos na relação transferencial entre as monitoras e as crianças no observatório astronômico.

Palabras clave : Educação e Psicanálise; Discursos; Lacan; Educação em Ciências.

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )