SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23TEACHER TRAINING IN ENVIRONMENTAL EDUCATION: REFLECTIONS FROM THE INTEGRATIVE ANALYSIS OF SCIENTIFIC PUBLICATIONS IN ENGLISH LANGUAGEReflections on Student Engagement in Emergency Remote Learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, Maíra batistoni e  and  SASSERON, Lúcia helena. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: PROPOSIÇÕES PARA UMA PERSPECTIVA FORMATIVA COMPROMETIDA COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2021, vol.23, e34674.  Epub Nov 20, 2021. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021230129.

Desde meados do século passado, o campo da Educação em Ciências vem discutindo e incorporando novos propósitos à ideia de Alfabetização Científica (AC). No atual momento histórico, tem sido defendida uma perspectiva formativa para a AC comprometida com a transformação social. Considerando essa perspectiva, retomamos as ideias já consolidadas na literatura sobre os Eixos Estruturantes (EE) da AC e propomos sua releitura a partir de considerações sobre o ensino de ciências como prática social e sobre os domínios conceitual, epistêmico, material e social do conhecimento científico, com vistas à proposição de um referencial teórico para a área. Na perspectiva da AC apresentada, detectamos a complexidade do segundo EE, visto que ele congrega os diferentes domínios do conhecimento.

Keywords : Ensino de Ciências; Eixos Estruturantes; Prática social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )