SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24EL MÉTODO DE LA CARTOGRAFÍA Y LA EDUCACIÓN CIENTÍFICA: INTERLOCUCIONESLO SUBJETIVO Y LO OPERACIONAL EN LA SUPERACIÓN DE LAS DIFICULTADES DE APRENDIZAJE EN CIENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

PRESSATO, Daiany  y  CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. AS TEORIAS PEDAGÓGICAS E AS CONCEPÇÕES DE MUNDO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e33967.  Epub 20-Ene-2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172021240103.

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado e tem por objetivo identificar e analisar as articulações e contradições presentes nas concepções dos licenciandos frente às teorias pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista e analisados a partir do referencial teórico-metodológico do Materialismo Histórico Dialético, da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. A análise das entrevistas foi realizada por meio das categorias de consciência (irrefletida e refletida/filosófica), catarse e concepção de mundo. Foi possível identificar o nível de consciência dos estudantes frente às teorias pedagógicas e como as catarses - fundamentais ao desenvolvimento do pensamento teórico - podem formar e transformar a concepção de mundo dos estudantes em relação ao trabalho docente.

Palabras clave : Pedagogia Histórico-Crítica; Materialismo Histórico Dialético; Catarse.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )