SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24THE MARIE CURIE CASE THROUGH THE CULTURAL HISTORY OF SCIENCE: DISCUSSING RELATIONS BETWEEN WOMEN, SCIENCE, AND PATRIARCHY IN SCIENCE EDUCATIONFROM THE FORMATION DIARY TO THE SYSTEMATIZATION OF EXPERIENCE: THE PROCESS OF (SELF)FORMATION OF SCIENCE TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FISCHER, MARTA LUCIANE  and  FURLAN, ANA LAURA DINIZ. A REPRESENTAÇÃO DO ANIMAL COMO RECURSO DIDÁTICO: ETAPA 2 DO MODELO DE RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL (MRE). Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol.24, e35665.  Epub Mar 06, 2022. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172022240108.

Buscando atender a 2ª etapa do modelo de reconstrução educacional objetivou-se caracterizar a representação do animal como recurso didático e dos métodos alternativos/substitutivos para licenciados, bacharéis e graduandos do curso de ciências biológicas. As 331 respostas obtidas por questionário on line evidenciaram que embora a escolha do curso seja passional, que haja adesão às alternativas e conhecimento dos princípios éticos, muitos participantes legitimaram as aulas com animais. O instrumento permitiu identificar as peculiaridades de cada grupo, principalmente associadas com nível de ensino e formação anterior ou posterior a Lei 11.794/08. Os resultados apontam para importância de associar a formação com um arcabouço teórico metodológico possibilitando a capacitação para funções técnicas e educacionais com conduta humanitária, ética, crítica, responsável e sustentável.

Keywords : Bioética; Ética animal; Métodos Alternativos; Cláusula de Objeção de Consciência; Princípio 3R.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )